segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Expo Brasil - Índia de cartuns e quadrinhos científicos

Sthar-Mar, junto com um painel de seus
cartuns com temática científica.
Para comemorar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a Universidade de São Paulo – USP montou uma exposição de cartuns e quadrinhos que tinham esse tema como principal. 

A exposição, ocorrida em 21 outubro de 2011, contou com a participação do cientista e cartunista indiano Pradeep Kumar; além do professor, jornalista científico e cartunista João Garcia (Jão), representando a USP.

O evento teve também a presença do ilustrador, cartunista e quadrinista na área da saúde Sthar-Mar de Vasconcelos Silva (este que vos escreve), que representou a UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo).


Este inédito encontro de cartunistas científicos foi realizada graças ao esforço e dedicação da Professora Maria Inês Nogueira (Presidente da Comissão Organizadora do evento) e, também, do Professor Carlos Antônio Teixeira (Doutorando em Saúde Pública pela USP). 

As artes expostas deram uma idéia da diversificação de traço e estilo de humor dos expositores, mostrou também a capacidade deles de extrair humor e suavizar temas muitas vezes complexos e sérios.

Os cartuns e as histórias em quadrinhos há muito tem seu lugar cativo nos livros didáticos, provando que, de uma forma lúdica, o desenho humorístico ajuda os leitores a fixarem e compreenderem melhor o assunto abordado em diversas literaturas.

Para quem pensa que é um trabalho fácil pode estar cometendo um costumeiro engano. No processo de elaboração de tirinhas, cartuns ou mesmo das histórias em quadrinhos, o desenhista precisa dominar a técnica para conseguir expressar sua ideia no papel, além de ler e reler o texto a ser ilustrado, criar os personagens que farão parte da história, definir as cores a serem utilizadas na arte final e, tudo isto, somada a capacidade de tornar o trabalho divertido.

Atualmente, a importância da utilização de História em quadrinhos e cartuns para ajudar a divulgar conceitos na área da ciência está tomando proporções consideráveis. A ECA-USP (Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo) conta com um núcleo que pesquisa a produção das HQ’s no Brasil e no exterior, nela o estudo dos Quadrinhos já é matéria em curso de mestrado e doutorado.

Seguindo esta linha criativa, adotada por grandes profissionais e instituições que valorizam o conhecimento compartilhado, o cartunista Sthar-Mar sentiu necessidade de compartilhar sua vivência no universo do desenho humorístico que aborda a área da saúde com aqueles que o apreciam, valorizam, ou até mesmo, para aqueles que estejam iniciando a carreira de cartunista. Sem mais delongas, esses foram os motivos pelos quais este blog foi criado. 

Boa leitura. Boa diversão!
Explicando seu método de trabalho. O cartum
ganhando respeito no ambiente acadêmico.
Sthar-Mar e sua obra.
Da esquerda para a direita: Jão, Pradeep e Sthar-Mar.
Da esquerda para a direita:
Jão, Carlos Teixeira, Pradeep e Sthar-Mar.

Um comentário:

  1. Você, merece, meu querido, todo o reconhecimento que tem. O seu valor é único, pois em você, Deus resolveu mostrar ao mundo o valor do baiano, pauloafonsino, com raízes pernambucanas bem fincadas no solo triunfense. Deus lhe abençoe! Amo você!


    Joselaide Vasconcelos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...